Pular para o conteúdo principal

Resumos das regiões


ÁFRICA CENTRAL

A região da África Central fica no centro do continente africano, nesta região se encontra os países: Angola, Chade, República centro Africana, República democrática do congo, República do congo e Camarões. As comidas típicas da África Central são: koki, que é um bolo de feijão, muamba de galinha, fufu, são vegetais cozidos e triturados e ingeridos em pequenas bolas com sopa de imersão ou molho, entre outros. É caracterizada por ter como limite o Oceano Atlântico, localizado a oeste e a leste, as regiões montanhosas. Além disso, é banhado por diversos rios, possuí temperaturas altas, a umidade do ar é elevada, o clima tropical é predominante da região e há presença das savanas.

ÁFRICA ORIENTAL

A África Oriental é a região localizada entre a bacia hidrográfica do Congo e o Oceano Índico. Ela é caracterizada pela presença de montanhas, vulcões e lagos. O clima de lá que predomina é o tropical, tem a vegetação equatorial, savana e de estepes as mais comuns, e logo depois, apresenta áreas desérticas. A economia é concentrada na agricultura. Com produção de café e algodão. Essa região apresenta índices de desenvolvimento baixos e variados problemas sociais. Os países dessa região é: Burundi, Djinouti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Seychelles, Samália, Tanzânia e Uganda. As comidas típicas são: nyama na irio, maafe ou amendoim cozido, uglai e repolho, cozinha etíope, entre outros.

ÁFRICA OCIDENTAL

A África Ocidental é a região localizada entre o deserto do Saara e o golfo da guiné. Lá o clima predominante é o equatorial, possuí vegetação de savanas e florestas. A maior parte da população se concentra ao sul da região, pois as condições oferecidas pelo deserto do Saara não são favoráveis. A economia é baseada na agricultura com destaque para a produção de cana de açúcar, cacau e banana. Os países dessa região são: Benin, Burkina, Faso, Cabo verde, Costa do Marfim, Gabão, Gana. Guiné, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, são Tomé e Príncipe e Togo. Uma das comidas típicas de lá é arroz jollof.

ÁFRICA SETENTRIONAL

A região da África Setentrional, conhecida também como norte as África, localiza-se ao norte do continente, correspondendo às áreas de países como Líbia, Argélia, Egito, Sudão, Marrocos e Tunísia. Essa região encontra-se próxima ao mar mediterrâneo, e nas regiões de maior umidade concentram-se o maior número de habitantes. Juntos, os países dessa porção do continente fazem parte da Liga Árabe- organização regional entre países árabes fundada em 1945. As comidas típicas dessa região são: Ful Medames, Cuscuz, shakshouka, Tagine.

ÁFRICA MERIDIONAL

A região da África meridional, também conhecida como África Austral encontra-se na porção sul do continente africano. Abrange os territórios de países como Zimbábue, África do sul e Botsuana. Essa região é limitada pelo Oceano Índico na porção leste e pelo Oceano Âtlantico na porção oeste. Sua economia destaca-se pelos agricultura, com o cultivo de café, Fumo e cana-de-açúcar. As comidas típicas da África Meridional são: Biltong e droewors, Boerewors, Braai/Shisa Nyama, Pap em Vleis, Chakalaka, Bunny Chow, Potjiekos, Bobotie, Melktert, Pudim de Malva, Samosas.

RELIGIÃO

A Religião em África é diversificada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Em 2002, os cristãos eram 45% da população africana, e os muçulmanos 40,6%.
As religiões tradicionais africanas, também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas e espirituais originárias do continente africano e que continuam sendo praticadas nesse continente nos dias atuais. Há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria.

FONTES

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_tradicionais_africanas
portal.gelédes
mundoeducação
brasilescola
blog.terramundi
blog.solo.ind.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culinária Africana

Doce Qumbe A primeira comida que vamos falar hoje é o doce Qumbe que é um doce de coco de origem africana que leva ingredientes simples e tem um sabor surpreendente. Os principais ingredientes são: coco ralado, leite de coco, açúcar, farinha etc. O nome qumbe significa dengo, pertencente a língua: quimbundo e na África é empregado como alimento sagrado do Orixá Oxum. Aqui está um vídeo de como fazer esses doces incríveis, tenho certeza que você não vai querer ficar de fora! Ingredientes : 1 xícara de coco ralado 1/3 de leite de coco 1/3 de açúcar refinado Modo de preparo:

Mapa interativo - Link

  Que tal conhecer mais sobre o continente africano em apenas um clique?  Legal né? Para acessar o mapa interativo é simples: • Clique na imagem, acima • Você será redirecionado pra o site MapHub, onde o mapa foi produzido. Assim que acessar, irá encontrar o mapa do continente africano. • Cada ponto de localização colorido está colocado em um país diferente, clicando neles uma aba será aberta no mapa onde irá conter uma curiosidade sobre o local escolhido. • Gostou? Conta para a gente, deixe seu comentário! 

Culinária Africana

Fumbua Fumbua é uma Pasta de amendoim torrado com azeite de dendê, camarão moído e fumbua, uma folha seca que empresta o nome à preparação. Como de praxe, este molho pode acompanhar diferentes carnes, de aves até cabras. Fumbua com Bagre fumado INGREDIENTES: 500 Gr Fumbua 1 Kg de Muamba 500 ml de Óleo de Palma 500g Bagre Fumado 100 ml óleo vegetal Salsa picada a gosto 2 dente de alho 1 folha de louro 1 tomate grande ½ cebola Mostarda SAL a gosto PREPARAÇÃO: Lava fumbua numa bacia com agua e leva a fumbua na panela e adiciona agua, sal, mostarda, folha de louro, Salsa picada, muamba de ginguba torrada, adiciona o óleo de palma tampa a panela e coloca a cozinhar durante 15 min e depois abri a panela meche até a muamba ficar toda dissolvida, adiciona o Bagre fumado ou Peixes carapaus (sem espinhas) desfiado meche novamente e tampa a panela até cozinhar em seguida pisa-se a parte de cebola, alhos e tomate maduro que deverão depois ser fritos durante 5 min em óleo vegetal, em seguida deita-