Pular para o conteúdo principal

Jogos Africanos

Escravos de Jó:

História:

A cantiga vem sofrendo e ainda sofre modificações em seus versos de estado para estado. Brincadeiras de origem africana que se tornaram parte da cultura brasileira.

Como jogar: 

Uma das formas mais conhecidas de brincar de escravos de Jó é a sincronização dos movimentos. Cada jogador recebe uma pedrinha e o objetivo é executar todos os movimentos sem errar nenhum.

Juntos, em formato de círculo, todos começam a cantar a música. Nas primeiras fases, as pedrinhas são transferidas para o colega que está do lado direito, ou seja, em sentido anti-horário.

Quando chegar no verso “Tira, põe, deixa ficar”, todos obedecem ao que diz a letra da música. No verso seguinte a passagem de pedrinhas é retomada, até que no trecho “Fazem zig-zig-zá” as pedras são movimentadas, mas sem entregá-las a ninguém.

Os jogadores que errarem algum movimento serão eliminados da competição, até que reste apenas o vencedor.

Vídeo: https://youtu.be/YjilQ2wvCi4

Terra- Mar:

História: 

É uma brincadeira popular em Moçambique, foi adaptada para o Brasil. Saltando feijão é uma adaptação de um jogo da Nigéria.

Como jogar: 

A brincadeira é muito fácil de ser executada. Basta riscar uma extensa linha no chão. De um lado deve-se escrever a palavra “terra” e do outro lado, a palavra “mar”. No começo todos podem ficar na terra.

Porém, quando o professor gritar “mar!” todos devem pular para o lado contrário. O procedimento vai se repetindo, e o interessante é que as ordens sejam dadas cada vez mais rápidas. Aqueles que foram errando o lado vão sendo eliminados, até que aquele que ficar por último seja o vencedor.

Vídeo: https://youtu.be/OxMI-fhciLM


Saltando o feijão: (Reloginho)

História:

Saltando feijão é uma adaptação de um jogo da Nigéria.

Como jogar: 

O único material necessário para desenvolver a brincadeira é uma corda. Um dos participantes será escolhido para ser o “balançador”, que será o responsável por girar uma corda no chão.

Os demais formarão um círculo ao seu redor e quando o balançador gira a corda no chão os colegas devem saltá-la sem que sejam atingidos. Se isso acontecer, o participante estará fora da competição. Aquele que ficar por último será o vencedor.

Vídeo: https://youtu.be/QpoXINF0z2k


Pengo Pengo: (Cabo de Guerra)

História:

Essa é uma brincadeira de origem africana.

Como jogar: 

Antes de começar a brincadeira o educador escolherá duas crianças para serem os líderes. Quando eles forem escolhidos, cada um dos participantes se dirigirá até eles, que por sua vez, pedirão para os colegas escolherem entre carne e arroz ou azul e verde.

Conforme as escolhas forem acontecendo, os participantes vão se posicionando atrás do líder que caracteriza sua escolha, formando uma fila ligada pelas mãos. Segurando as mãos dos oponentes, os líderes dão início a um cabo de guerra. Vence a equipe que conseguir arrastar o líder adversário.

Vídeo: https://youtu.be/RTFdGnVEedM


Obwisana:

História: 

A origem desse tipo de brincadeira é africana, em especial, do país de Gana, mas se populariza, muitas vezes sem nem sabermos, em escolas, acampamentos e colônias de férias brasileiras, por todo o país.

Como jogar: 

Sentados em círculo, os alunos passam uma pedra de mão em mão, batendo-a no chão conforme o ritmo da música a seguir.

“Obwisana sa nana

Obwisana sa

Obwisana sa nana

Obwisana as.”

Podem ser usadas duas ou mais pedras, mas sempre passando-as aos colegas. O interessante desta brincadeira cantada é despertar a sonoridade, e a coordenação entre a letra da música e o barulho feito pelas pedrinhas.

Vídeo: https://youtu.be/BvXeuvpsLo8

https://youtu.be/qCQsvt4AiSI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culinária Africana

Doce Qumbe A primeira comida que vamos falar hoje é o doce Qumbe que é um doce de coco de origem africana que leva ingredientes simples e tem um sabor surpreendente. Os principais ingredientes são: coco ralado, leite de coco, açúcar, farinha etc. O nome qumbe significa dengo, pertencente a língua: quimbundo e na África é empregado como alimento sagrado do Orixá Oxum. Aqui está um vídeo de como fazer esses doces incríveis, tenho certeza que você não vai querer ficar de fora! Ingredientes : 1 xícara de coco ralado 1/3 de leite de coco 1/3 de açúcar refinado Modo de preparo:

Mapa interativo - Link

  Que tal conhecer mais sobre o continente africano em apenas um clique?  Legal né? Para acessar o mapa interativo é simples: • Clique na imagem, acima • Você será redirecionado pra o site MapHub, onde o mapa foi produzido. Assim que acessar, irá encontrar o mapa do continente africano. • Cada ponto de localização colorido está colocado em um país diferente, clicando neles uma aba será aberta no mapa onde irá conter uma curiosidade sobre o local escolhido. • Gostou? Conta para a gente, deixe seu comentário! 

Culinária Africana

Fumbua Fumbua é uma Pasta de amendoim torrado com azeite de dendê, camarão moído e fumbua, uma folha seca que empresta o nome à preparação. Como de praxe, este molho pode acompanhar diferentes carnes, de aves até cabras. Fumbua com Bagre fumado INGREDIENTES: 500 Gr Fumbua 1 Kg de Muamba 500 ml de Óleo de Palma 500g Bagre Fumado 100 ml óleo vegetal Salsa picada a gosto 2 dente de alho 1 folha de louro 1 tomate grande ½ cebola Mostarda SAL a gosto PREPARAÇÃO: Lava fumbua numa bacia com agua e leva a fumbua na panela e adiciona agua, sal, mostarda, folha de louro, Salsa picada, muamba de ginguba torrada, adiciona o óleo de palma tampa a panela e coloca a cozinhar durante 15 min e depois abri a panela meche até a muamba ficar toda dissolvida, adiciona o Bagre fumado ou Peixes carapaus (sem espinhas) desfiado meche novamente e tampa a panela até cozinhar em seguida pisa-se a parte de cebola, alhos e tomate maduro que deverão depois ser fritos durante 5 min em óleo vegetal, em seguida deita-